segunda-feira, 16 de junho de 2014

E começamos mais uma semana de O REGRESSO A CASA de Harold Pinter no TNSJ (Porto).

 
O REGRESSO A CASA de Harold Pinter 

Tradução Pedro Marques Com João Perry, Rúben Gomes, Maria João Pinho, Elmano Sancho, João Pedro Mamede e Jorge Silva Melo Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Construção Thomas Kahrel Luz Pedro Domingos Fotografias Jorge Gonçalves Assistência Leonor Carpinteiro e Nuno Gonçalo Rodrigues Produção Executiva João Meireles Encenação Jorge Silva Melo Uma Produção Teatro Nacional D. Maria II/Teatro Nacional S. João/Artistas Unidos M16

No Porto, Teatro Nacional S. João, de 13 a 29 de Junho
4ª a Sáb. às 21h30 | Dom às 16h00
Reservas | 22 340 19 10

MAX Se calhar não é má ideia ter uma mulher em casa. Se calhar até é uma coisa boa. Quem sabe? Se calhar devíamos ficar com ela.

Harold Pinter, O Regresso a Casa

Encanta-me trabalhar o teatro exacto de Harold Pinter, os silêncios, o humor, a crueldade, encanta-me a maneira que tem de fazer falar o mais simples objecto, um copo de água, por exemplo. Encanta-me trabalhar com o João Perry, encantam-me estes actores, exactos.
 

Jorge Silva Melo

O Texto está editado no TEATRO I de Harold Pinter (Relógio d'Água).

Fotografias ©
Jorge Gonçalves

segunda-feira, 9 de junho de 2014

E a partir de 6ª, 13, estamos no Porto, no TNSJ com O REGRESSO A CASA de Harold Pinter. E no sábado, 14 de Junho, UM PRECIPÍCIO NO MAR de Simon Stephens estará no Montijo (integrado no Artemrede).

O REGRESSO A CASA de Harold Pinter 

Tradução Pedro Marques Com João Perry, Rúben Gomes, Maria João Pinho, Elmano Sancho, João Pedro Mamede e Jorge Silva Melo Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Construção Thomas Kahrel Luz Pedro Domingos Fotografias Jorge Gonçalves Assistência Leonor Carpinteiro e Nuno Gonçalo Rodrigues Produção Executiva João Meireles Encenação Jorge Silva Melo Uma Produção Teatro Nacional D. Maria II/Teatro Nacional S. João/Artistas Unidos M16

No Porto, Teatro Nacional S. João, de 13 a 29 de Junho
4ª a Sáb. às 21h30 | Dom às 16h00
Reservas | 22 340 19 10

MAX Se calhar não é má ideia ter uma mulher em casa. Se calhar até é uma coisa boa. Quem sabe? Se calhar devíamos ficar com ela.

Harold Pinter, O Regresso a Casa
 

Encanta-me trabalhar o teatro exacto de Harold Pinter, os silêncios, o humor, a crueldade, encanta-me a maneira que tem de fazer falar o mais simples objecto, um copo de água, por exemplo. Encanta-me trabalhar com o João Perry, encantam-me estes actores, exactos.
 

Jorge Silva Melo

O Texto está editado no TEATRO I de Harold Pinter (Relógio d'Água).

Fotografias ©
Jorge Gonçalves


UM PRECIPÍCIO NO MAR de Simon Stephens 
 

Tradução Hélia Correia Com João Meireles Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Fotografia Jorge Gonçalves Encenação Jorge Silva Melo M12
 
No Montijo, Cinema-teatro Joaquim d'Almeida, a 14 de Junho às 21h30
Reservas | 212 327 882

No Festival Altitudes de Montemuro, a 14 de Agosto
No Sobral de Monte Agraço, Cine-Teatro do Sobral de Monte Agraço, a 6 de Setembro às 21h30
Em Abrantes, Cine-Teatro S. Pedro, a 12 de Setembro às 21h30
Em Santarém, Teatro Sá da Bandeira, a 13 de Setembro às 21h30

Lá porque não sabemos, não quer dizer que não venhamos a saber. Nós só não sabemos por agora. Mas acho que um dia saberemos. Acho que sim.

Simon Stephens, Um Precipício no Mar

Monólogo perfeito de quarenta e poucos minutos, parece a história trivial de um jovem amor, da paternidade e da família, mas com a ratoeira de uma tragédia sem sentido. Pode ser Deus responsável pela beleza da vida e também pela crueldade inexplicável?

Jorge Silva Melo

Fotografias ©Jorge Gonçalves

segunda-feira, 2 de junho de 2014

E a partir de 6ª, 13, estamos no Porto, no TNSJ com O REGRESSO A CASA de Harold Pinter. E UM PRECIPÍCIO NO MAR de Simon Stephens estará sábado, 14 de Junho no Montijo (integrado no Artemrede).

O REGRESSO A CASA de Harold Pinter 

Tradução Pedro Marques Com João Perry, Rúben Gomes, Maria João Pinho, Elmano Sancho, João Pedro Mamede e Jorge Silva Melo Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Construção Thomas Kahrel Luz Pedro Domingos Fotografias Jorge Gonçalves Assistência Leonor Carpinteiro e Nuno Gonçalo Rodrigues Produção Executiva João Meireles Encenação Jorge Silva Melo Uma Produção Teatro Nacional D. Maria II/Teatro Nacional S. João/Artistas Unidos M16

No Porto, Teatro Nacional S. João, de 13 a 29 de Junho
4ª a Sáb. às 21h30 | Dom às 16h00
Reservas | 22 340 19 10

MAX Se calhar não é má ideia ter uma mulher em casa. Se calhar até é uma coisa boa. Quem sabe? Se calhar devíamos ficar com ela.
Harold Pinter, O Regresso a Casa

Encanta-me trabalhar o teatro exacto de Harold Pinter, os silêncios, o humor, a crueldade, encanta-me a maneira que tem de fazer falar o mais simples objecto, um copo de água, por exemplo. Encanta-me trabalhar com o João Perry, encantam-me estes actores, exactos.

Jorge Silva Melo

O Texto está editado no TEATRO I de Harold Pinter (Relógio d'Água).

Fotografias ©
Jorge Gonçalves

 
UM PRECIPÍCIO NO MAR de Simon Stephens 
 

Tradução Hélia Correia Com João Meireles Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Fotografia Jorge Gonçalves Encenação Jorge Silva Melo M12
 

No Montijo, Cinema-teatro Joaquim d'Almeida, a 14 de Junho às 21h30
Reservas | 212 327 882
 

No Sobral de Monte Agraço, Cine-Teatro do Sobral de Monte Agraço, a 6 de Setembro às 21h30
Em Abrantes, Cine-Teatro S. Pedro, a 12 de Setembro às 21h30
Em Santarém, Teatro Sá da Bandeira, a 13 de Setembro às 21h30


Lá porque não sabemos, não quer dizer que não venhamos a saber. Nós só não sabemos por agora. Mas acho que um dia saberemos. Acho que sim. 
Simon Stephens, Um Precipício no Mar 

Monólogo perfeito de quarenta e poucos minutos, parece a história trivial de um jovem amor, da paternidade e da família, mas com a ratoeira de uma tragédia sem sentido. Pode ser Deus responsável pela beleza da vida e também pela crueldade inexplicável? 

Fotografias ©Jorge Gonçalves

segunda-feira, 19 de maio de 2014

E na sede do BESAF (Praça Marquês de Pombal, 3), concluímos o BREVE SEMINÁRIO DE ENCENAÇÃO dirigido pelo António Simão a partir de um texto de Dimítris Dimitriádis. Apresentação do trabalho na 5ª, 22 de Maio pelas 21h (entrada livre na medida dos lugares disponíveis).


BREVE SEMINÁRIO DE ENCENAÇÃO (a partir de PROCEDIMENTOS DE REGULARIZAÇÃO DE DIFERENÇAS de Dimítris Dimitriádis) Tradução José António Costa Ideias Com Ana Vilela da Costa, Rita Jardim e Tiago Matias Coordenação António Simão Produção Artistas Unidos Programação SPARK Arts Consulting M16
 

Nas Instalações do BESAF em Lisboa
De 13 a 16 e de 19 a 21 de Maio das 18h às 21h

O que é dirigir um espectáculo? Encenar, o que é? O que é encenar? Ler no corpo? Ler de perto? Ler? Seguir a música do texto? Ou...?

A partir de algumas cenas de PROCEDIMENTOS DE REGULARIZAÇÃO DE DIFERENÇAS de Dimítris Dimitriádis e com a colaboração dos actores Ana Vilela da Costa, Rita Jardim e Tiago Matias, António Simão orienta um breve SEMINÁRIO DE ENCENAÇÃO.
Três personagens, duas mulheres e um homem, um amor corrosivo. Culpa, pulsão letal, traição, paixão, poder, mentiras. Uma escrita lírica, implacável, nas margens mais magnéticas do teatro contemporâneo.

Os participantes do seminário (estudantes, profissionais, curiosos... num máximo de 20) terão a oportunidade de seguir 7 ensaios (dias 13, 14, 15, 16, 19, 20 e 21 de Maio das 18h às 21h), analisar e discutir escolhas, propor alternativas.

Uma apresentação final do seminário será feita em 22 de Maio às 21h nas instalações do BESAF, na Praça Marquês de Pombal, 3, em Lisboa.

Fotografias
 ©Jorge Gonçalves

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Hoje estamos em Leiria no Miguel Franco com A 20 DE NOVEMBRO de Lars Norén, e lançamos no Goethe Institut de Lisboa um livrinho de teatro com peças de FRANZ XAVER KROETZ e a projecção do filme MÚSICA PARA SI realizado por Solveig Nordlund com Isabel de Castro (entrada livre).

A 20 DE NOVEMBRO de Lars Norén 

Tradução Francis Seleck Com João Pedro Mamede Direcção Francis Seleck Produção Cena Múltipla/Associação Cultural O Mundo do Espectáculo Apoio Câmara Municipal de Almada Fotografias Jorge Gonçalves Agradecimentos Catarina Pé Curto e André Pais M16

Em Leiria, no Teatro Miguel Franco, a 16 de Maio
Reservas 
| 244 839 680

Durante os meus 18 anos de existência
aprendi 

que só podemos ser felizes 
se nos diluirmos na multidão anónima
se nos adaptarmos à sociedade 
como uns idiotas 
Mas eu não podia 
não o queria fazer
Lars Norén, A 20 DE NOVEMBRO 

Fotografias ©Jorge Gonçalves

Na 6ª, 16 de Maio, às 18h - Campo Mártires da Pátria

Franz Xaver Kroetz 

Alta Áustria e outras peças

FRANZ XAVER KROETZ nasceu em Munique em 1946. Estuda representação na escola Max-Reinhardt de onde sai “por falta de técnica”. Trabalha em alguns teatros regionais. Em 1966, escreve a sua primeira peça, Die Nacht der weißen Segel (que virá a ser Das Nest). Adapta Shakespeare e Goncharov. A partir do encontro com Fassbinder, cuja equipa integra no final dos anos 60, irá descobrir o teatro realista e regional de Marieluise Fleißer, a grande influência do novo realismo alemão. Escreve sem cessar e, a partir da estreia tumultuosa de Heimarbeit no Kammerspiele de Munique, passa a ser um dos autores mais representados na Alemanha Federal e em França. É militante do Partido Comunista alemão entre 1972 e 1980. Em 1972, o enorme triunfo de Alta Áustria afirma o “teatro do quotidiano”, um pequeno realismo atento à vida e à língua pobre de operários e camponeses que terá epígonos um pouco por todo o mundo. As suas peças são dirigidas por encenadores como Peter Stein, Jacques Lassale, Alain Olivier, muitas vezes por si próprio e adaptadas ao cinema (nomeadamente por Fassbinder) e televisão. É autor de mais de quarenta peças e guiões para televisão. Em 1995 é-lhe atribuído o prémio Brecht e rompe com a editora Suhrkamp que o editara desde o início. Em Portugal, foi revelado pelo Teatro da Cornucópia nos anos 70.

Apresentação por Jorge Silva Melo e Miguel Ramos, seguida da projecção do filme Música Para Si de Solveig Nordlund, com a presença da realizadora.

Livro editado nos Livrinhos de Teatro (nº 79). Edição apoiada pelo Goethe-Institut Portugal.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Na próxima 6ª feira, estamos em Leiria no Miguel Franco com A 20 DE NOVEMBRO de Lars Norén. E nesse mesmo dia, lançamos no Goethe Institut de Lisboa, mais um livrinho de teatro com peças de FRANZ XAVER KROETZ e a projecção do filme MÚSICA PARA SI realizado por Solveig Nordlund com Isabel de Castro (entrada livre). Enquanto, na sede do BESAF (Praça Marquês de Pombal, 2), arranca o BREVE SEMINÁRIO DE ENCENAÇÃO dirigido pelo António Simão a partir de um texto de Dimítris Dimitriádis.


A 20 DE NOVEMBRO de Lars Norén 

Tradução Francis Seleck Com João Pedro Mamede Direcção Francis Seleck Produção Cena Múltipla/Associação Cultural O Mundo do Espectáculo Apoio Câmara Municipal de Almada Fotografias Jorge Gonçalves Agradecimentos Catarina Pé Curto e André Pais M16

Em Leiria, no Teatro Miguel Franco, a 16 de Maio
Reservas 
| 244 839 680

Durante os meus 18 anos de existência
aprendi 
que só podemos ser felizes
se nos diluirmos na multidão anónima
se nos adaptarmos à sociedade 
como uns idiotas 
Mas eu não podia
não o queria fazer
Lars Norén, A 20 DE NOVEMBRO 

Fotografias ©Jorge Gonçalves

Artistas Unidos e Confederação lançam livro no Goethe-Institut

Na 6ª, 16 de Maio, às 18h - Campo Mártires da Pátria

Franz Xaver Kroetz 

Alta Áustria e outras peças

FRANZ XAVER KROETZ nasceu em Munique em 1946. Estuda representação na escola Max-Reinhardt de onde sai “por falta de técnica”. Trabalha em alguns teatros regionais. Em 1966, escreve a sua primeira peça, Die Nacht der weißen Segel (que virá a ser Das Nest). Adapta Shakespeare e Goncharov. A partir do encontro com Fassbinder, cuja equipa integra no final dos anos 60, irá descobrir o teatro realista e regional de Marieluise Fleißer, a grande influência do novo realismo alemão. Escreve sem cessar e, a partir da estreia tumultuosa de Heimarbeit no Kammerspiele de Munique, passa a ser um dos autores mais representados na Alemanha Federal e em França. É militante do Partido Comunista alemão entre 1972 e 1980. Em 1972, o enorme triunfo de Alta Áustria afirma o “teatro do quotidiano”, um pequeno realismo atento à vida e à língua pobre de operários e camponeses que terá epígonos um pouco por todo o mundo. As suas peças são dirigidas por encenadores como Peter Stein, Jacques Lassale, Alain Olivier, muitas vezes por si próprio e adaptadas ao cinema (nomeadamente por Fassbinder) e televisão. É autor de mais de quarenta peças e guiões para televisão. Em 1995 é-lhe atribuído o prémio Brecht e rompe com a editora Suhrkamp que o editara desde o início. Em Portugal, foi revelado pelo Teatro da Cornucópia nos anos 70.

Apresentação por Jorge Silva Melo e Miguel Ramos, seguida da projecção do filme Música Para Si de Solveig Nordlund, com a presença da realizadora.

Livro editado nos Livrinhos de Teatro (nº 79). Edição apoiada pelo Goethe-Institut Portugal.


BREVE SEMINÁRIO DE ENCENAÇÃO (a partir de PROCEDIMENTOS DE REGULARIZAÇÃO DE DIFERENÇAS de Dimítris Dimitriádis) Tradução José António Costa Ideias Com Ana Vilela da Costa, Rita Jardim e Tiago Matias Coordenação António Simão Produção Artistas Unidos Programação SPARK Arts Consulting M16

Nas Instalações do BESAF em Lisboa
De 13 a 16 e de 19 a 21 de Maio das 18h às 21h

O que é dirigir um espectáculo? Encenar, o que é? O que é encenar? Ler no corpo? Ler de perto? Ler? Seguir a música do texto? Ou...?

A partir de algumas cenas de PROCEDIMENTOS DE REGULARIZAÇÃO DE DIFERENÇAS de Dimítris Dimitriádis e com a colaboração dos actores Ana Vilela da Costa, Rita Jardim e Tiago Matias, António Simão orienta um breve SEMINÁRIO DE ENCENAÇÃO.
Três personagens, duas mulheres e um homem, um amor corrosivo. Culpa, pulsão letal, traição, paixão, poder, mentiras. Uma escrita lírica, implacável, nas margens mais magnéticas do teatro contemporâneo.

Os participantes do seminário (estudantes, profissionais, curiosos... num máximo de 20) terão a oportunidade de seguir 7 ensaios (dias 13, 14, 15, 16, 19, 20 e 21 de Maio das 18h às 21h), analisar e discutir escolhas, propor alternativas.
Uma apresentação final do seminário será feita em 22 de Maio às 21h nas instalações do BESAF, na Praça Marquês de Pombal, 3, em Lisboa.

Fotografias
 ©Jorge Gonçalves

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A 20 DE NOVEMBRO de Lars Norén este fim-de-semana em Évora (A Bruxa Teatro). E para a próxima em Leiria (Miguel Franco).

A 20 DE NOVEMBRO de Lars Norén 

Tradução Francis Seleck Com João Pedro Mamede Direcção Francis Seleck Produção Cena Múltipla/Associação Cultural O Mundo do Espectáculo Apoio Câmara Municipal de Almada Fotografias Jorge Gonçalves Agradecimentos Catarina Pé Curto e André Pais M16

Em Évora, A Bruxa Teatro, a 9 e 10 de Maio
Reservas | 266 747 047

Em Leiria, no Teatro Miguel Franco, a 16 de Maio
Reservas 
| 244 839 680

Durante os meus 18 anos de existência
aprendi 

que só podemos ser felizes 
se nos diluirmos na multidão anónima
se nos adaptarmos à sociedade 
como uns idiotas 
Mas eu não podia 
não o queria fazer
Lars Norén, A 20 DE NOVEMBRO

Fotografias
 ©Jorge Gonçalves