A 20 DE NOVEMBRO de Lars Norén
Em Leiria, no Teatro Miguel Franco, a 16 de Maio
Reservas | 244 839 680
Tradução Francis Seleck Com João Pedro Mamede Direcção Francis Seleck Produção Cena Múltipla/Associação Cultural O Mundo do Espectáculo Apoio Câmara Municipal de Almada Fotografias Jorge Gonçalves Agradecimentos Catarina Pé Curto e André Pais M16
Em Leiria, no Teatro Miguel Franco, a 16 de Maio
Reservas | 244 839 680
Durante os meus 18 anos de existência
aprendi
que só podemos ser felizes
se nos diluirmos na multidão anónima
se nos adaptarmos à sociedade
como uns idiotas
Mas eu não podia
não o queria fazer
aprendi
que só podemos ser felizes
se nos diluirmos na multidão anónima
se nos adaptarmos à sociedade
como uns idiotas
Mas eu não podia
não o queria fazer
Artistas Unidos e Confederação lançam livro no Goethe-Institut
Na 6ª, 16 de Maio, às 18h - Campo Mártires da Pátria
Franz Xaver Kroetz
Alta Áustria e outras peças
Franz Xaver Kroetz
Alta Áustria e outras peças
FRANZ XAVER KROETZ nasceu em Munique em 1946. Estuda representação na escola Max-Reinhardt de onde sai “por falta de técnica”. Trabalha em alguns teatros regionais. Em 1966, escreve a sua primeira peça, Die Nacht der weißen Segel (que virá a ser Das Nest). Adapta Shakespeare e Goncharov. A partir do encontro com Fassbinder, cuja equipa integra no final dos anos 60, irá descobrir o teatro realista e regional de Marieluise Fleißer, a grande influência do novo realismo alemão. Escreve sem cessar e, a partir da estreia tumultuosa de Heimarbeit no Kammerspiele de Munique, passa a ser um dos autores mais representados na Alemanha Federal e em França. É militante do Partido Comunista alemão entre 1972 e 1980. Em 1972, o enorme triunfo de Alta Áustria afirma o “teatro do quotidiano”, um pequeno realismo atento à vida e à língua pobre de operários e camponeses que terá epígonos um pouco por todo o mundo. As suas peças são dirigidas por encenadores como Peter Stein, Jacques Lassale, Alain Olivier, muitas vezes por si próprio e adaptadas ao cinema (nomeadamente por Fassbinder) e televisão. É autor de mais de quarenta peças e guiões para televisão. Em 1995 é-lhe atribuído o prémio Brecht e rompe com a editora Suhrkamp que o editara desde o início. Em Portugal, foi revelado pelo Teatro da Cornucópia nos anos 70.
Apresentação por Jorge Silva Melo e Miguel Ramos, seguida da projecção do filme Música Para Si de Solveig Nordlund, com a presença da realizadora.
Livro editado nos Livrinhos de Teatro (nº 79). Edição apoiada pelo Goethe-Institut Portugal.
BREVE SEMINÁRIO DE ENCENAÇÃO (a partir de PROCEDIMENTOS DE REGULARIZAÇÃO DE DIFERENÇAS de Dimítris Dimitriádis) Tradução José António Costa Ideias Com Ana Vilela da Costa, Rita Jardim e Tiago Matias Coordenação António Simão Produção Artistas Unidos Programação SPARK Arts Consulting M16
Nas Instalações do BESAF em Lisboa
De 13 a 16 e de 19 a 21 de Maio das 18h às 21h
O que é dirigir um espectáculo? Encenar, o que é? O que é encenar? Ler no corpo? Ler de perto? Ler? Seguir a música do texto? Ou...?
Nas Instalações do BESAF em Lisboa
De 13 a 16 e de 19 a 21 de Maio das 18h às 21h
O que é dirigir um espectáculo? Encenar, o que é? O que é encenar? Ler no corpo? Ler de perto? Ler? Seguir a música do texto? Ou...?
A partir de algumas cenas de PROCEDIMENTOS DE REGULARIZAÇÃO DE DIFERENÇAS de Dimítris Dimitriádis e com a colaboração dos actores Ana Vilela da Costa, Rita Jardim e Tiago Matias, António Simão orienta um breve SEMINÁRIO DE ENCENAÇÃO.
Três personagens, duas mulheres e um homem, um amor corrosivo. Culpa, pulsão letal, traição, paixão, poder, mentiras. Uma escrita lírica, implacável, nas margens mais magnéticas do teatro contemporâneo.
Os participantes do seminário (estudantes, profissionais, curiosos... num máximo de 20) terão a oportunidade de seguir 7 ensaios (dias 13, 14, 15, 16, 19, 20 e 21 de Maio das 18h às 21h), analisar e discutir escolhas, propor alternativas.
Uma apresentação final do seminário será feita em 22 de Maio às 21h nas instalações do BESAF, na Praça Marquês de Pombal, 3, em Lisboa.
Fotografias ©Jorge Gonçalves
Fotografias ©Jorge Gonçalves
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