segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

E é já na 3ª 14 de Março que estreamos FOI ASSIM de Jon Fosse, às 21h00 no Teatro da Politécnica. Também nessa 3ª, lembramos o Jorge às 19h00, com as leituras JORGE SILVA MELO - 365 dias depois. São os últimos dias para se inscrever no DÚVIDAS - Um seminário de encenação a partir da construção do espectáculo A OMISSÃO DA FAMÍLIA COLEMAN de Claudio Tolcachir. Temos novos Livrinhos na nossa livraria online: Trilogia do Fim do Mundo de Alex Cassal e O Riso Agora / Febre dos Fenos de Noël Coward. E se ainda não assinou, ainda pode assinar os Livrinhos de Teatro 2023.

 


FOI ASSIM de Jon Fosse Tradução Pedro Porto Fernandes Com José Raposo Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Ponto Sara Barradas Assistente de encenação Pedro Cruzeiro Encenação António Simão M12 

No Teatro da Politécnica de 14 de Março a 15 de Abril
3ª a 5ª às 19h00 | 6ª às 21h00 | Sáb. às 16h00 e às 21h00
14 de Março às 21h00 – Estreia 
14 e 15 de Março são dias de entrada livre. 

𝗥𝗘𝗦𝗘𝗥𝗩𝗔𝗦 96 196 02 81 ou bilheteira@artistasunidos.pt
𝗕𝗜𝗟𝗛𝗘𝗧𝗘𝗦 https://artistasunidos.bol.pt

...se é que tenho alguma esperança / sim / em mim é que não tenho / esperança nenhuma / isso é certo 

Jon Fosse, Foi Assim 


Foi Assim é um solo. Um homem no fim da sua vida, um artista, um pintor, faz um balanço da sua existência, dos seus afectos, da sua condição. Um exercício individualista ao estilo Fosse, de escrita rarefeita e com muitas repetições, um ruminar de sentidos e de emoções. 

Jon Fosse foi o autor do primeiro espectáculo que apresentámos no espaço A Capital, em 2000: Vai Vir Alguém. Com a vinda do autor a Lisboa, através da realização de conversas e leituras e de uma continuada apresentação do seu trabalho, estabelecemos uma relação próxima com a sua obra. 

Uma das frases que mais me marcou, das primeiras vezes que falou da sua escrita, foi ter referido que tinha sido cantor de uma banda de punk-rock e que escrevia como um baixista, “como se as palavras fossem as notas graves e quentes de um baixo.” Esta confissão veio a comprovar-se na musicalidade da sua escrita; das repetições, dos parágrafos, das pausas e da meticulosa estrutura. Como se tornasse o trabalho de repetição do texto por parte do actor em escrita dramática, sabendo que cada vez que um actor repete a mesma frase, vai revelando a multiplicidade de sentidos, tonalidades, nuances e um mais profundo sentido poético. Jon Fosse cria as suas personagens, leves e violentas, com uma escrita rarefeita, despojada, musical, que vai revelando ecos e resquícios – porque é predominante o passado –, onde o silêncio domina. 

António Simão  

Fotografia © Jorge Gonçalves


JORGE SILVA MELO – 365 dias depois 
Andreia Bento, António Simão, Daniel Martinho, Elsa Galvão, Hugo Samora, Isabel Muñoz Cardoso, Ivo Canelas, Joana Bárcia, João Meireles, João Pedro Mamede, João Saboga, Lia Gama, Manuel Wiborg, Miguel Borges, Nuno Gonçalo Rodrigues, Pedro Lacerda, Sylvie Rocha.
lêem excertos de  
ANTÓNIO, UM RAPAZ DE LISBOA, O FIM OU TENDE MISERICÓRDIA DE NÓS, PROMETEU AGRILHOADO/LIBERTADO, O NAVIO DOS NEGROS de Jorge Silva Melo  
E, ainda, ESTA NOITE IMPROVISA-SE de Luigi Pirandello 

No Teatro da Politécnica a 14 de Março 
3ª às 19h00   

A entrada é livre. Os bilhetes podem ser levantados no próprio dia, na bilheteira, a partir das 17h00. 


Fotografia © Susana Paiva


DÚVIDAS    
Um seminário de encenação a partir da construção do espectáculo A OMISSÃO DA FAMÍLIA COLEMAN de Claudio Tolcachir.    

A OMISSÃO DA FAMÍLIA COLEMAN de Claudio Tolcachir   
Tradução Rita Bueno Maia e Maria João Machado   
Com Américo Silva, Ana Castro, Antónia Terrinha, Hélder Braz, João Estima, Nídia Roque, Nuno Gonçalo Rodrigues e Raquel Montenegro   
Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves    
Luz Pedro Domingos    
Assistente de encenação Inês Pereira    
Encenação Pedro Carraca   

Uma família à beira da dissolução, vivendo juntos numa casa; a construção de espaços pessoais e o complexo de conciliar espaços partilhados. Uma coexistência impossível a partir do absurdo da vida quotidiana.    

Como construir um espectáculo?
Por onde devemos começar?


Pela razão que nos leva a levantar aquele texto? Pela escuta dos actores ao tentar desenhar o esboço? Usar o cenário ou a luz como ponto de partida?
 

E depois, como acompanhar a evolução do que vai surgindo?
Quais os objectivos a estabelecer? Quanto tempo devemos gastar no amadurecimento de cada fase? Até onde se pode errar a tempo de voltar atrás?


Cada pessoa tem a sua forma, o que proponho é dar acesso à minha, expondo as minhas dúvidas e ouvindo aqueles que nos acompanharem tentando evoluir em conjunto.


Pedro Carraca

Os participantes do seminário (estudantes, profissionais, interessados... num máximo de 20) terão a oportunidade de seguir 14 ensaios (dias 7, 10, 14, 18, 21, 24 e 28 de Março e 1, 4, 7, 11, 15, 18, 21 – terças das 14h às 18h, Sábados das 10h30 às 13h00 – e 26 de Abril – ante-estreia às 19h00), analisar e discutir escolhas, propor alternativas. Os ensaios terão lugar no Teatro da Politécnica.  

As inscrições (nome, idade, contacto e uma nota de motivação) podem ser feitas aqui, ou ser enviadas para artistasunidos@artistasunidos.pt até 1 de Março. Todos os participantes serão contactados até ao dia 3 de Março.  
Preço - 100€.   


Novos Livrinhos de Teatro

Chegam novos Livrinhos de Teatro à nossa livraria: 

Nº 165 - Trilogia do Fim do Mundo de Alex Cassal

Nº 166 - Agora o Riso / Febre dos Fenos de Noël Coward 



Assinaturas Livrinhos de Teatro 2023

Vamos publicar mais 10 volumes em 2023. Não quer assinar? São 55 euros.     
Para mais informações: asimao@artistasunidos.pt


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