A NOITE ANTES DA FLORESTA de Bernard- Marie Koltés Tradução Eduardo Dias Com Eduardo Dias Figurinos Graziela Dias Banda Sonora Leonardo Silva e Pedro Angelino Encenação, espaço cénico e desenho de luz José Maria Dias Assistência de Encenação, Operação Técnica e Vídeo Leonardo Silva Produção executiva Graziela Dia e Patrícia Paixão Produção Teatro Estúdio Fontenova (uma estrutura Financiada por República Portuguesa – Cultura/DGARTES – Direcção Geral das Artes e Câmara Municipal de Setúbal) Apoio Fundação Buehler-Brockhaus |
No Teatro da Politécnica de 12 a 15 de Dezembro
4ª às 19h00 | 5ª e 6ª às 21h00 | Sáb. às 16h00 e às 21h00
4ª às 19h00 | 5ª e 6ª às 21h00 | Sáb. às 16h00 e às 21h00
A Noite Antes da Floresta é uma descida aos infernos, é a voz de um
emigrante, de um marginal, de um excluído. Não sabemos o seu nome, nem
quem é, somente que está sozinho e que fala, fala sem parar. Um vigoroso
grito de amor que se perde numa noite fria e chuvosa.
É DIFÍCIL PARA MIM DANÇAR de Anton Tchékhov e Mário Coelho Com
Anabela Ribeira, Anna Leppänen, Cirila Bossuet, Cleo Tavares, Erica
Rodrigues, Mariana Fonseca, Mariana Gomes, Mariana Guarda, Pedro
Baptista, Rita Rocha Silva e Rita Silvestre Luz Manuel Abrantes Apoio à criação Filipe Baptista Apoio ao movimento Ana Moreno e Filipe Baptista Fotografia Alípio Padilha Vídeo João Soares Santana Dramaturgia e Encenação Mário Coelho
No Teatro da Politécnica de 19 a 29 de Dezembro
Partindo de uma reescrita/ fusão da obra "O Ginjal" de Anton Tchékhov
e ideias presentes no romance "Os Cavalos Também Se Abatem" de Horace
McCoy, este espectáculo pretende trabalhar (ou contextualizar-se em) uma
linguagem próxima à de um bailado (ou de um musical?), seguindo o
enredo da peça original: o leilão de um ginjal pertencente a uma família
em falência ("ruína", poderia ser uma expressão mais apropriada).
Como na altura da Grande Depressão, seguindo o modelo americano, este
leilão consistirá numa corrida - surge aqui uma possibilidade desta
família manter a sua herdade e seguir os seus velhos sonhos.
Nisto tudo, surgem fantasmas de um passado não muito distante. Do
futuro, não conseguem eles falar, mas continuam sempre a correr. Sempre
em movimento. Ninguém pode parar. O ginjal, que até é mencionado no
Dicionário Enciclopédico, mantém-se lá, ao fundo da casa, à espera dos
seus novos donos.
DO ALTO DA PONTE de Arthur Miller Tradução Ana Raquel Fernandes e Rui Pina Coelho Com Américo Silva (Eddie), Joana Bárcia (Beatrice), Vânia Rodrigues (Catherine), António Simão (Alfieri), Bruno Vicente (Marco), André Loubet (Rodolpho) Tiago Matias (Primeiro Agente), Hugo Tourita (Louis), Gonçalo Carvalho (Segundo Agente) João Estima (Mike), Hélder Braz (Sr. Lipari), Inês Pereira / Sara Inês Gigante (Sra. Lipari), Romeu Vala (Tony e Clandestino) e Miguel Galamba (Clandestino) Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Som André Pires Produção João Meireles Assistência de Encenação Nuno Gonçalo Rodrigues e Inês Pereira Encenação Jorge Silva Melo M12
No S. Luiz Teatro Municipal de 10 a 27 de Janeiro de 2019
Em Faro, no Teatro das Figuras a 31 de Janeiro de 2019
No Teatro Municipal de Almada a 9 e 10 de Fevereiro de 2019
Em Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi a 16 de Fevereiro de 2019
Em Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda a 16 de Março de 2019
Em Faro, no Teatro das Figuras a 31 de Janeiro de 2019
No Teatro Municipal de Almada a 9 e 10 de Fevereiro de 2019
Em Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi a 16 de Fevereiro de 2019
Em Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda a 16 de Março de 2019
Em Viseu, no Teatro Viriato a 14 e 15 de Setembro de 2018
No Teatro Municipal da Guarda a 21 de Setembro de 2018
Em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva a 28 de Setembro de 2018
No Centro Cultural do Cartaxo 6 de Outubro de 2018
No Teatro Municipal de Vila Real a 19 de Outubro de 2018
No Teatro Municipal de Bragança a 27 de Outubro de 2018
Em Ponte de Lima, no Teatro Diogo Bernardes a 3 de Novembro de 2018
No Teatro Nacional de S. João de 8 a 25 de Novembro de 2018
No Teatro Aveirense a 30 de Novembro de 2018
Na Póvoa de Varzim, no Cine-Teatro Garret a 1 de Dezembro de 2018
No Teatro Municipal da Guarda a 21 de Setembro de 2018
Em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva a 28 de Setembro de 2018
No Centro Cultural do Cartaxo 6 de Outubro de 2018
No Teatro Municipal de Vila Real a 19 de Outubro de 2018
No Teatro Municipal de Bragança a 27 de Outubro de 2018
Em Ponte de Lima, no Teatro Diogo Bernardes a 3 de Novembro de 2018
No Teatro Nacional de S. João de 8 a 25 de Novembro de 2018
No Teatro Aveirense a 30 de Novembro de 2018
Na Póvoa de Varzim, no Cine-Teatro Garret a 1 de Dezembro de 2018
Catherine Diz-me uma coisa. Quer dizer, diz-me
só isto, Rodolpho - ainda quererias casar comigo se afinal tivéssemos
que ir viver para itália? Se tivesse que ser.
Rodolpho Quem está a perguntar. Tu ou ele?
Arthur Miller, Do Alto da Ponte
Rodolpho Quem está a perguntar. Tu ou ele?
Arthur Miller, Do Alto da Ponte
Um drama passional, um dilema moral, uma tragédia contemporânea? Nos
portos de Nova Iorque, entre emigrantes italianos. A suspeição, o ciúme,
a delação, a traição numa altura em que arranca a caça às bruxas do
MacCarthismo. Que lei é esta que não respeita a lei de cada um? Quem são
os vitoriosos, quais os derrotados? Depois de visitar com regularidade
Harold Pinter (15 peças), Pirandello (2), Bertolt Brecht (3) e Tennessee
Williams (4), os Artistas Unidos que dedicam particular atenção ao que
se escreve agora, entregam-se desta vez ao teatro de Arthur Miller,
descobrindo personagens escritos para eles. Traições, contradições,
cegueira, leis antigas, leis e morte, sangue de gente pobre. Em palco,
falar-se-á de emigrantes, de escolhas difíceis, dos anos 50, dos dias de
hoje.
UM SEMINÁRIO NOS ARTISTAS UNIDOS
2019 JANEIRO / FEVEREIRO E MAIO/JULHO
A vida dos teatros, a nossa vida, dia após dia, ensaio após ensaio, espectáculos que terminam carreira, espectáculos que começam, que partem em digressão, ensaios que se repetem, montagens de cenários, contas, pagamentos, preparações, discussões de repertório e elencos, relações com a imprensa, os espectadores e o ministério - o dia a dia de uma companhia de teatro ÀS CLARAS.
2019 JANEIRO / FEVEREIRO E MAIO/JULHO
A vida dos teatros, a nossa vida, dia após dia, ensaio após ensaio, espectáculos que terminam carreira, espectáculos que começam, que partem em digressão, ensaios que se repetem, montagens de cenários, contas, pagamentos, preparações, discussões de repertório e elencos, relações com a imprensa, os espectadores e o ministério - o dia a dia de uma companhia de teatro ÀS CLARAS.
Um seminário em 2019.
Dois módulos.
1º módulo: de 12 de Janeiro a 2 de Março (8 sessões)
Análise de espectáculo DO ALTO DA PONTE de Arthur Miller que estará em cena no SLTM; análise dos últimos ensaios de OS ALIENS de Annie Baker com estreia marcada para 23 de Janeiro no Teatro da Politécnica; acompanhamento de ensaios do espectáculo a estrear em Março.
Análise de espectáculo DO ALTO DA PONTE de Arthur Miller que estará em cena no SLTM; análise dos últimos ensaios de OS ALIENS de Annie Baker com estreia marcada para 23 de Janeiro no Teatro da Politécnica; acompanhamento de ensaios do espectáculo a estrear em Março.
2º módulo - de 18 de Maio a 6 de Julho (8 sessões)
Análise de espectáculo que estará em cena no Teatro da Politécnica; acompanhamento do espectáculo A CIRCULARIDADE DO QUADRADO de Dimítris Dimitrádis a estrear em Jullho.
Análise de espectáculo que estará em cena no Teatro da Politécnica; acompanhamento do espectáculo A CIRCULARIDADE DO QUADRADO de Dimítris Dimitrádis a estrear em Jullho.
Sessões sábados das 11h às 13h no Teatro da Politécnica.
Quem pode participar? Quem quiser, profissionais, amadores, curiosos, quem quiser saber o que é o nosso dia a dia. A quem possa ser útil.
Os participantes de qualquer dos módulos poderão assistir a
espectáculos ou ensaios durante estes períodos (12 Janeiro – 2 de Março/
18 de Maio a 29 Junho). Os ensaios decorrem maioritariamente às tardes
de 2a a 6ª das 14h às 18h.
Um calendário semanal será entregue todas as quintas-feiras.
Um calendário semanal será entregue todas as quintas-feiras.
Direcção do Seminário - Jorge Silva Melo
Máximo 12 participantes
Candidaturas mediante CV até 14 de Dezembro de 2018 / selecção até 26 de Dezembro
Um módulo: 80 euros / os dois módulos 150 euros
Inscrições para Pedro Jordão - pjordao@artistasunidos.pt
Um módulo: 80 euros / os dois módulos 150 euros
Inscrições para Pedro Jordão - pjordao@artistasunidos.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário