segunda-feira, 14 de março de 2022

E são as últimas semanas para ver TACO A TACO de Kieran Hurley e Gary McNair até 2 de Abril no Teatro da Politécnica. Na próxima 4ª estreamos VIDA DE ARTISTAS de Noël Coward no São Luiz Teatro Municipal de 23 de Março a 10 de Abril. E já está disponível o último episódio d'A Minha História do Teatro com Jorge Silva Melo sobre o teatro depois de Beckett nas redes sociais da Universidade Aberta.

 


TACO A TACO de Kieran Hurley e Gary McNair Tradução Eduardo Calheiros Com Marco Mendonça e Tiago Dinis Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves (com a colaboração dos alunos do 12º F de Realização Plástica do Espectáculo da Escola Artística António Arroio) Luz Pedro Domingos Som André Pires Assistente Inês Pereira e Manuel Petiz Encenação Pedro Carraca M12

No Teatro da Politécnica de 2 de Março a 2 de Abril
3ª a Sáb. às 19h00

MAX
  Daqui por uma hora este duelo de luta livre, tornar-se-á, tipo, uma cena real.
Keiran Hurley e Gary Mc Nair, Taco a Taco

O recreio é o ringue onde vítmas e bullies se degladiam diariamente. Agora o combate final! Ouve-se o sino, e começa o espectáculo!
Uma peça hilariante, sob a forma de um combate de wrestling, sobre violência e masculinidade e a forma como estes conceitos se inscrevem no desenvolvimento humano.

Fotografia ©  Jorge Gonçalves



VIDA DE ARTISTAS de Noël Coward Tradução José Maria Vieira Mendes Com Nuno Pardal, Rita Brütt, Pedro Caeiro, Américo Silva, Antónia Terrinha, Tiago Matias, Raquel Montenegro, Ana Amaral, Pedro Cruzeiro, Jefferson Oliveira Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Som André Pires Assistente Nuno Gonçalo Rodrigues e Noeli Kikuchi Encenação Jorge Silva Melo Coprodução Artistas Unidos / SLTM / TNSJ A Classificar pela CCE

No São Luiz Teatro Municipal de 23 de Março a 10 de Abril
4ª a Sáb às 20h00 | Dom às 17h30

LEO
 Eu amo-te. Tu amas-me. Tu amas o Otto. Eu amo o Otto. O Otto ama-te. O Otto ama-me.
Noël Coward, Vida de Artistas

Noël Coward escreve Vida de Artistas para cumprir um pacto celebrado 11 anos antes entre o próprio e os seus dois amigos, Alfred Lunt e Lynn Fontanne. “Os Lunt”, como eram conhecidos, tornaram-se o mais celebrado casal do teatro na América mas, em 1921, quando Coward os visitou em Nova Iorque, estavam a começar a viver num alojamento barato para actores em dificuldades. Coward também ainda era relativamente desconhecido, mas partilhava com Lunt e Fontanne uma fome por fama e sucesso. A produção estreou na Broadway em 1933 e, depois, em Inglaterra, com imediato sucesso crítico e comercial, apesar das suas personagens amorais e da proclamada bissexualidade. Dela disse Coward: “Gostaram e detestaram, odiaram e admiraram, não sei se realmente a amaram. São criaturas superficiais, sobre-articuladas e amorais movidas pelo impacto das suas personalidades uns sobre os outros, são traças à volta da luz, incapazes de tolerar a escuridão solitária e igualmente incapazes de partilhar a luz sem colidirem constantemente, ferindo as asas uns dos outros.”

Ah, como eu gosto de Noël Coward. Como quem ‘não quer a coisa’, com um brilho único, anda connosco há quase um século, despistando, contrariando ideias feitas, na curva da História. Frívolo? Ou realmente profundo? Fantasista ou realmente realista? Olha: teatral, aposto.

Jorge Silva Melo

Fotografia ©  Jorge Gonçalves




Os Artistas Unidos e a Universidade Aberta apresentam 
A Minha História do Teatro - com Jorge Silva Melo

É uma série de nove episódios apresentada pelo encenador e escritor Jorge Silva Melo.

Jorge Silva Melo apresenta em traços gerais e com exemplos concretos da arte de representar, as obras de alguns dos principais dramaturgos do século XVIII à actualidade: Goldoni, Ibsen, Tchekov, Pirandello, Brecht, Pinter, Tenessee Williams, Miller e outros contemporâneos.

A narração é do próprio autor que disponibilizou o seu arquivo de fotografias e fez a selecção de textos interpretados por um excelente grupo de actores como Catarina Wallenstein, Lia Gama, Maria João Luís, Rúben Gomes, Américo Silva, Marco Silva, entre outros.

Nuno Gonçalo Rodrigues orientou a selecção de imagens, Hélder Matta e Silva e Rodolfo Fernandes, da UAb, foram os responsáveis respectivamente pela edição e sonoplastia.

Os episódios estão disponíveis na UAbTV
Veja
 aqui o último: O Teatro depois de Beckett.


Sem comentários:

Enviar um comentário