terça-feira, 24 de maio de 2022

Lançamento do Livrinho de Teatro nº 159 de André Murraças

 


Lançamento do Livrinho de Teatro nº 159 de André Murraças

29 de Maio às 19h00

Teatro da Politécnica - Artistas Unidos

O número 159 da colecção de Livrinhos de Teatro, dos Artistas Unidos, contém duas peças de teatro do dramaturgo e encenador André Murraças: Cabaret Repórter X e A Última Noite em que Dançámos Juntos.

PROGRAMA 

Apresentação do livro: José Raposo e Maria José Campos


Leituras de excertos de: 

CABARET REPÓRTER X

por Joana Manuel, Miguel Raposo, Mónica Garnel, James Uhart (piano)


A ÚLTIMA NOITE EM QUE DANÇÁMOS JUNTOS

por Inês Rosado, João Gaspar, João Cachola, Miguel Ponte, Nuno Nolasco


O primeiro texto, Cabaret Repórter X, foi estreado em Janeiro de 2021 e infelizmente teve as suas récitas encurtadas devido ao lockdown imposto pelo Covid. A estreia foi no Teatro Municipal de São Luiz e é um texto sob forma de musical em volta da vida de Reinaldo Ferreira, também conhecido por Repórter X. Icónica figura dos anos 20, Reinaldo era um multifacetado jornalista e mentiroso que inventava reportagens e entrevistas, misturava géneros e cuja atribulada vida só podia ser contada como café-concerto.

O segundo texto de André Murraças incluído neste volume chama-se A Última Noite em que Dançámos Juntos e dá-nos um grupo de amigos em Lisboa e como as suas vidas são transformadas pela presença de uma estranha doença. É uma peça que mostra uma história que ainda não foi contada: a história de como a comunidade LGBT reagiu ao aparecimento do HIV nos anos 80, de como isso transfigurou vidas e ajudou a construir identidades e grupos de intervenção.



Fotografias de "Cabaret Repórter X" © Estelle Valente/SLTM

Fotografia André Murraças © Lisboeta Italiano

Sem comentários:

Enviar um comentário