quinta-feira, 23 de novembro de 2017

A VOZ DO TEATRO LATINO-AMERICANO - Uma maratona de leituras no Teatro da Politécnica | Sábado 25 de Novembro a partir das 16h00 | Entrada Livre



A VOZ DO TEATRO LATINO-AMERICANO - Uma maratona de leituras no Teatro da Politécnica

No Teatro da Politécnica a 25 de Novembro
Sempre nos surpreendeu, entusiasmou, irritou, escandalizou, trocou as voltas a voz que nos vem da América-Latina, território teatral.
Pertenço àqueles que ficaram definitivamente marcados pelos teatros de génios como Victor Garcia, José Celso Martinez Corrêa, Alfredo Arias, Copi, o grupo TSE (e também Lavelli, claro). Mas nos últimos anos, e sobretudo depois da grande crise argentina, eis que descubro, entusiasmado também uma nova dramaturgia vinda desse sul distante. Não apenas os grandes objectos cénicos que descobrimos, estupefactos, nos anos de todas as liberdades europeias (e ditaduras na américa latina). Agora o que me deslumbra é a riqueza, a diversidade, a espontaneidade, a irreverência, a indisciplina de uma literatura dramática que todos os anos nos traz dezenas de novos textos.”

Jorge Silva Melo
Continuando o trabalho regular dos Artistas Unidos (que revelaram em Portugal Rafael Spregelburd e editaram Copi e Rodrigo García), eis que surgem, na Colecção Livrinhos de Teatro, 3 autores inovadores do Teatro Argentino Contemporâneo, Matías Del Federico, Daniel Veronese e Claudio Tolcachir.
Para falarmos desse teatro incandescente, caótico, febril, dilacerante, realizamos uma maratona de leituras no Teatro da Politécnica, no sábado 25 de Novembro, em fecho do ano de 2017 e integrada na iniciativa o Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017. Nessa tarde serão lançados os 3 Livrinhos de Teatro com seis peças destes autores argentinos.

A VOZ DO TEATRO LATINO-AMERICANO
Sábado, 25 de Novembro no Teatro da Politécnica (entrada livre)
16h00 - Em Terapia de
 Matías Del Federico
17h30 - Mulheres Sonharam Cavalos de Daniel Veronese
19h00 - A Omissão da Famíla Coleman de Claudio Tolcachir
Com Andreia Bento, André Loubet, António Simão, Inês Pereira, Isabel Muñoz Cardoso, João Pedro Mamede, Nuno Gonçalo Rodrigues, Pedro BaptistaPedro Carraca e Vânia Rodrigues.
Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017
Uma iniciativa da UCCI e da CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA
(DIREÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA E EGEAC)
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa Fernando Medina
Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa Catarina Vaz Pinto
Diretor Municipal de Cultura Manuel Veiga
Conselho de Administração da EGEAC Joana Gomes Cardoso e Lucinda Lopes
Coordenação-geral da programação António Pinto Ribeiro
Fotografias © Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário