segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

E esta semana, no Teatro da Politécnica, recebemos É DIFÍCIL PARA MIM DANÇAR de Mário Coelho a partir de Tchékhov. Mas logo em Janeiro, temos O FILHO de Jon Fosse, pelo Teatro da Rainha. E chegamos a Lisboa com DO ALTO DA PONTE de Arthur Miller, sim vamos estar no São Luiz, de 10 a 27 de Janeiro.


É DIFÍCIL PARA  MIM DANÇAR de Anton Tchékhov e Mário Coelho Com Anabela Ribeira, Anna Leppänen, Cirila Bossuet, Cleo Tavares, Erica Rodrigues, Mariana Fonseca, Mariana Gomes, Mariana Guarda, Pedro Baptista, Rita Rocha Silva e Rita Silvestre Luz Manuel Abrantes Apoio à criação Filipe Baptista Apoio ao movimento Ana Moreno e Filipe Baptista Fotografia Alípio Padilha Vídeo João Soares Santana Dramaturgia e Encenação Mário Coelho

No Teatro da Politécnica de 19 a 29 de Dezembro

Partindo de uma reescrita/ fusão da obra "O Ginjal" de Anton Tchékhov e ideias presentes no romance "Os Cavalos Também Se Abatem" de Horace McCoy, este espectáculo pretende trabalhar (ou contextualizar-se em) uma linguagem próxima à de um bailado (ou de um musical?), seguindo o enredo da peça original: o leilão de um ginjal pertencente a uma família em falência ("ruína", poderia ser uma expressão mais apropriada).

Como na altura da Grande Depressão, seguindo o modelo americano, este leilão consistirá numa corrida - surge aqui uma possibilidade desta família manter a sua herdade e seguir os seus velhos sonhos.

Nisto tudo, surgem fantasmas de um passado não muito distante. Do futuro, não conseguem eles falar, mas continuam sempre a correr. Sempre em movimento. Ninguém pode parar. O ginjal, que até é mencionado no Dicionário Enciclopédico, mantém-se lá, ao fundo da casa, à espera dos seus novos donos.



O FILHO de Jon Fosse Tradução Isabel Lopes e Fernando Mora Ramos Com Isabel Lopes, António Parra, Carlos Borges e Fernando Mora Ramos Cenografia José Carlos Faria Som Francisco Leal Luz Filipe Lopes e António Anunciação Produção Teatro da Rainha Encenação Fernando Mora Ramos M12
 
No Teatro da Politécnica a 4 e 5 de Janeiro
 6ª às 21h00 | Sáb. às 21h00
Reservas: 961960281 | 213916750

Peça sobre o extremo isolamento, pela distância territorial - a estória acontece nos confins de um fiorde, no interior norueguês em pleno inverno - e pelo isolamento que a idade traz. O que surpreende é, no entanto, uma mistura de clima psicológico vivida entre a ansiedade que o casal de pais, já de uma certa idade, vai mostrando que tem em relação ao filho ausente - único - a extrema solidão em que vivem, a quase nenhuma vizinhança em torno da casa - a aldeia de que se fala são casas vazias - e um tempo a gerir que, no fundo, não é mais que o próprio tempo a passar e uma hipotética visita do filho.



DO ALTO DA PONTE de Arthur Miller Tradução Ana Raquel Fernandes e Rui Pina Coelho Com Américo Silva (Eddie), Joana Bárcia (Beatrice), Vânia Rodrigues (Catherine), António Simão (Alfieri),  Bruno Vicente (Marco), André Loubet (Rodolpho) Tiago Matias (Primeiro Agente), Hugo Tourita (Louis), Gonçalo Carvalho (Segundo Agente) João Estima (Mike), Hélder Braz (Sr. Lipari), Inês PereiraSara Inês Gigante (Sra. Lipari), Romeu Vala (Tony e Clandestino) e Miguel Galamba (Clandestino) Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Som André Pires Produção João Meireles Assistência de Encenação Nuno Gonçalo RodriguesInês Pereira Encenação Jorge Silva Melo M12
 
No S. Luiz Teatro Municipal de 10 a 27 de Janeiro de 2019
Em Faro, no Teatro das Figuras a 31 de Janeiro de 2019
No Teatro Municipal de Almada a 9 e 10 de Fevereiro de 2019
Em Setúbal, no Fórum Municipal Luísa Todi a 16 de Fevereiro de 2019
Em Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda a 16 de Março de 2019

Em Viseu, no Teatro Viriato a 14 e 15 de Setembro de 2018
No Teatro Municipal da Guarda a 21 de Setembro de 2018
Em Leiria, no Teatro José Lúcio da Silva a 28 de Setembro de 2018
No Centro Cultural do Cartaxo 6 de Outubro de 2018
No Teatro Municipal de Vila Real a 19 de Outubro de 2018
No Teatro Municipal de Bragança a 27 de Outubro de 2018
Em Ponte de Lima, no Teatro Diogo Bernardes a 3 de Novembro de 2018
No Teatro Nacional de S. João de 8 a 25 de Novembro de 2018
No Teatro Aveirense a 30 de Novembro de 2018
Na Póvoa de Varzim, no Cine-Teatro Garret a 1 de Dezembro de 2018

Catherine Diz-me uma coisa. Quer dizer, diz-me só isto, Rodolpho - ainda quererias casar comigo se afinal tivéssemos que ir viver para itália? Se tivesse que ser.
Rodolpho Quem está a perguntar. Tu ou ele?
Arthur Miller, Do Alto da Ponte

Um drama passional, um dilema moral, uma tragédia contemporânea? Nos portos de Nova Iorque, entre emigrantes italianos. A suspeição, o ciúme, a delação, a traição numa altura em que arranca a caça às bruxas do MacCarthismo. Que lei é esta que não respeita a lei de cada um? Quem são os vitoriosos, quais os derrotados? Depois de visitar com regularidade Harold Pinter (15 peças), Pirandello (2), Bertolt Brecht (3) e Tennessee Williams (4), os Artistas Unidos que dedicam particular atenção ao que se escreve agora, entregam-se desta vez ao teatro de Arthur Miller, descobrindo personagens escritos para eles. Traições, contradições, cegueira, leis antigas, leis e morte, sangue de gente pobre. Em palco, falar-se-á de emigrantes, de escolhas difíceis, dos anos 50, dos dias de hoje.



Sem comentários:

Enviar um comentário