segunda-feira, 21 de março de 2016

E começam as novidades: JARDIM ZOOLÓGICO DE VIDRO de Tennessee Williams estreia na quarta 27 de Abril no Teatro da Politécnica. Na quinta 31 de Março recebemos HOLOCAUSTO de Charles Reznikoff, pela Cena Múltipla e na quinta 14 de Abril PRIMEIRA GERAÇÃO de Nuno Gonçalo Rodrigues, pelo Colégio José Álvaro Vidal. E na sexta 8 de Abril no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, apresentamos JOGADORES de Pau Miró.


JARDIM ZOOLÓGICO DE VIDRO de Tennessee Williams Tradução José Miguel Silva Com Isabel Munoz CardosoJoão Pedro Mamede, José Mata e Vânia Rodrigues Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Coordenação Técnica João Chicó Produção João Meireles Assistência de Encenação António Simão Encenação Jorge Silva Melo M14
No Teatro da Politécnica de 27 de Abril a 4 de Junho
3ª e 4ª às 19h00 | 5ª e 6ª às 21h00 | Sáb. às 16h00 e às 21h00
Reservas | 961960281 | 213916750 (dias úteis das 10h às 18h)
 
TOM Hoje em dia o mundo é atravessado por relâmpagos que o iluminam! Apaga as velas, Laura - e adeus...

Tennessee Williams
, Jardim Zoológico de Vidro

Derrotados, sim, abandonas, sem hipótese, deixados para trás, com a electricidade cortada e contas por pagar, vencidos: mas estes são os invencíveis, esses sonhadores que Tennessee Williams cantou.
Jorge Silva Melo

Fotografias © Jorge Gonçalves


S.O.S. ciclo organizado pel'Os Possessos
 
HOLOCAUSTO de Charles Reznikoff (fragmentos) Tradução João Pedro Mamede e Francis Seleck Com Alexandra Cabrita, Ana Micael, Daniel António, Hugo Pedro, Inês Francisco Jacob, Jefferson Oliveira, João Barroso, João Pedro Mamede, João Pedro Martins, Jonas Leão, Pedro Pais, Rita Freire e Soraia dos Santos Encenação Francis Seleck Produção Cena Múltipla - Associação Cultural Mundo do Espectáculo Apoio Câmara Municipal de Almada, Artistas Unidos e OS POSSESSOS M14
No Teatro da Politécnica de 31 de Março a 2 de Abril5ª e 6ª às 21h00 | Sáb. às 16h00 e às 21h00

Preço único: 6€
Reservas | 961960281 | 213916750 (dias úteis 10h às 18h)

Creio que é preciso nomear, nomear e sempre nomear, e nomear de tal forma que nasça o ritmo já que a música faz parte do sentido.
Charles Reznikoff

Para escrever este poema, Charles Reznikoff utiliza os testemunhos recolhidos durante o processo dos criminosos nazis perante o Tribunal Militar de Nuremberga e as gravações do julgamento de Eichmann em Jerusalém. Reznikoff escolhe o essencial dos factos na sua brutalidade, realiza uma montagem, ritma os versos e vai directo ao coração das palavras claras e precisas. Gramática e pontuação. O poeta constrói o recitativo de um real horrível sem estetismo documentário. Nenhuma obscenidade gratuita nem reivindicação espectacular de justiça mas a clara visão do insuportável, da humanidade na sua própria desumanidade. Ver a essência do mal, a raiz, o lugar onde nasce e este lugar está no ser humano.


Fotografia © Francis Seleck



S.O.S. ciclo organizado pel'Os Possessos
 
PRIMEIRA GERAÇÃO de Nuno Gonçalo Rodrigues Com Diogo Janeiro, Inês Coelho, Inês Santos, Inês Sousa, Joana Bogarim, Márcia Silva, Samuel Belchior Encenação, Cenografia e Figurinos Gonçalo Quirino Uma produção Colégio José Álvaro Vidal - Fundação CEBI Apoio Artistas Unidos, OS POSSESSOS M16
No Teatro da Politécnica, 14 a 16 de Abril
5ª e 6ª às 21h00 | Sáb. às 16h00 e às 21h00

Reservas
 | 961960281 | 213916750 (dias úteis 10h às 18h)
Preço único: 6€ 

Acabaste de sair de um estado de suspensão temporária das funções vitais. Está tudo bem, mas estiveste a dormir durante muito, muito tempo. Os sinais vitais estão bem, a confusão que sentes faz parte do processo. Lentamente tudo voltará. Estamos muito satisfeitos. Tudo correu bem, dentro da absoluta normalidade.

Primeira Geração, Nuno Gonçalo Rodrigues
Achamos que isto é um sonho, mas pode ser outra coisa. Acordamos e temos uma nova vida, ou o sonho continua, porque só somos nós aqui, os novos, e são só nossas as escolhas - só nós sabemos o sentido, a direcção, o programa. Somos o controlo remoto da televisão. E não desligamos. Não podemos destruir um mundo que acaba de nascer.

Fotografia © Alípio Padilha



JOGADORES de Pau Miró Tradução Joana Frazão Com Américo SilvaAntónio SimãoJoão Meireles e Pedro Carraca Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Coordenação Técnica João Chicó Assistente João Pedro Mamede Encenação Jorge Silva Melo M12


Em Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor, 8 de Abril, às 22h00
Reservas | 253 424 700 
PROFESSOR É fácil prever o futuro. Basta olhar para o céu. Ou para o espelho. Se te vires ao espelho, podes saber o futuro.
Pau Miró, Jogadores

É como se estas personagens se tivessem esquecido do texto e estivessem à espera que voltasse. Perderam o pulsar do mundo, e só têm uma maneira de o recuperar, talvez demasiado arriscada, seguramente demasiado perigosa. E louca. E também desesperada. Ao fim e ao cabo, no entanto, a única maneira.
Pau Miró

Personagens sem esperança, à deriva, sem trabalho, perdidos num mundo que já não é o seu, aparentemente "normais" mas com um fundo de mistério e turbulência que vão mostrando pouco a pouco. Jogadores trata dos páramos da meia-idade e do vício do risco, do colocar-se em perigo: a vertigem como forma de escape de uma realidade opaca.
Marcos Ordóñez

Fotografias © Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário