quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Vamos ler O BRANCO JUDEU E O PELE-VERMELHA de George Tabori no Goethe-Institut na próxima 2ª, 25 de Fevereiro. E lançar mais um LIVRINHO DE TEATRO com peças de um dos maiores autores do século XX.


No Goethe-Institut (Campo Mártires da Pátria) na 2ª, 25 de Fevereiro às 19h00Entrada livre mediante lotação da sala.

Húngaro, alemão, inglês, americano, austríaco, alemão, GEORGE TABORI (1914-2007), judeu, é o século XX, atravessou-o, inventando, sobrevivendo, cheio de encantos, manhas e seduções (terá, como dizia, sido namorado de Greta Garbo?) e com infindo sarcasmo. É dos que, no dizer do seu amigo Brecht, mudaram “mais vezes de terra do que de sapatos”, este “homem que sabia demais”, no dizer de outro homem com quem trabalhou, Hitchcock. Revelado em Portugal em 1999 pela Comuna e pelo Cendrev, a sua obra (fundamental como Primo Levi) é finalmente editada, em traduções de António Conde e José Maria Vieira Mendes. Três peças neste primeiro volume, MEIN KAMPF (raio de título!), CANIBAIS (pensando bem, não é muito mais alegre) e O BRANCO JUDEU E O PELE-VERMELHA, risos mais do que amarelos: sardónico, cruel, um génio.

Na sessão estarão presentes os tradutores António Conde e José Maria Vieira Mendes.

O texto está editado nos Livrinhos de Teatro (nº69). Edição apoiada pelo Goethe-Institut Portugal no âmbito do seu 50ºaniversário.

Sem comentários:

Enviar um comentário