segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ACAMARRADOS de Enda Walsh está amanhã na Festa do Teatro de Setúbal. Enquanto se ultimam os ensaios de FELIZ ANIVERSÁRIO de Harold Pinter. E, na noite de 30 de Agosto, a RTP 2 exibe ÁLVARO LAPA: A LITERATURA.




ACAMARRADOS de Enda Walsh

Tradução Joana Frazão Com Carla Galvão e António Simão Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Fotografia João Tuna Luz Pedro Domingos Coordenação da Produção Pedro Carraca e António Simão M16
 

Na Escola Secundária Sebastião da Gama (Rua da Escola Técnica, Setúbal), 3ªf 28 de Agosto às 22h00

Em Acamarrados o pai construiu paredes e mais paredes dentro de casa, até a filha estar numa caminha; pôs paredes à volta, e entrou, também ele, para a cama. E a história é: por que raio é que ele fez isso? E em termos da linguagem ou da estrutura da peça, isso precisa de ser filtrado pela cabeça dele, pela loucura dele. As frases… Se estivermos numa sala grande, eu posso continuar a falar sem parar, mas num espaço mais pequeno, se houver uma parede, tenho uma imagem visual das falas que voltam para trás. Por isso as frases têm de ser mais curtas, tem de haver mais staccato. Este tipo de coisas. Eu penso muito nos efeitos que o ambiente vai ter na linguagem, na psicologia das personagens, na estrutura da peça.

O texto está editado nos Livrinhos de Teatro (37).

No Teatro da Politécnica de 5 de Setembro a 27 de Outubro3ª e 4ª às 19h00 | 5ª e 6ª às 21h00 | sáb às 16h00 e às 21h00
Reservas a partir de 22 de Agosto | 961960281 | 213916750 (dias úteis 10h às 18h)

McCann Importa-se de se sentar? 
Stanley Importo-me, sim.
McCann Pois é, mas é melhor sentar-se. 
Stanley Porque é que não se senta você? 
McCann Não sou eu, é você. 
Stanley Não, obrigado.

Harold Pinter, Feliz Aniversário
O texto está editado em Teatro (dois volumes) de Harold Pinter (Relógio d´Água).
ÁLVARO LAPA: A LITERATURA de Jorge Silva Melo

Imagem José Luis Carvalhosa e Rui Poças Som Armanda Carvalho, Quintino Bastos, Pedro Caldas e Emídio Buchinho Montagem Vitor Alves Assistente de realização Joana Frazão, Américo Silva, António Simão, João Miguel Rodrigues e Maria Schiappa Assistência de Imagem César Casaca, David Matos e Lisa Person Actor Pedro Gil Produção Manuel João Aguas Realização Jorge Silva Melo Uma Produção Artistas Unidos em colaboração com Rogério Ceitil Audiovisuais com o apoio de Fundação EDP, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação de Serralves, Galeria Fernando Santos, Galeria Neupergama

Na RTP2 a 30 de Agosto às 23h30

Numa viagem entre Viseu e Lisboa, Jorge Silva Melo reconstitui para o actor Pedro Gil a sua relação com Àlvaro Lapa, as entrevistas que realizou com o artista, os anos passados a ver crescer uma das obras mais singulares da arte portuguesa. E a questão: o que é a literatura? Uma demorada viagem iniciática em que se revê toda a obra pictórica e literária e que termina com a declaração de Àlvaro Lapa: "Disponível, disponível é a juventude. Mesmo que seja incapaz, incompetente, estouvada, destrutiva. Mas é disponível".

Sem comentários:

Publicar um comentário