segunda-feira, 21 de novembro de 2022

São as últimas semanas para ver PROXIMIDADE de Arne Lygre, de 3ª a Sábado no Teatro da Politécnica. Amanhã pode ouvir O HOMEM DA FLOR NA BOCA de Luigi Pirandello. Este fim de semana estaremos em Alverca, no Teatro-Estúdio Ildefonso Valério 6ª e Sábado às 21h00 com TACO A TACO de Kieran Hurley e Gary McNair. Em breve, recebemos COMO SOBREVIVER A UM ACONTECIMENTO de Miguel Graça. Um espectáculo da companhia Urso Pardo de 8 a 17 de Dezembro no Teatro da Politécnica. E já fez a Assinatura dos Livrinhos de Teatro 2023?

 


PROXIMIDADE de Arne Lygre Tradução Pedro Porto Fernandes Com Isabel Muñoz Cardoso, Rita Durão, Pedro Carraca e Simon Frankel Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Assistência de cenografia Francisco Silva Luz Pedro Domingos Som André Pires Desenhos Daniel Fernandes Operação técnica Bruno Almeida e Lucas Domingos Comunicação Joana Pajuelo Produção Tiago da Câmara Pereira Ponto Duarte Romão e Silva Assistente de encenação Nuno Gonçalo Rodrigues Encenação António Simão M14
 
No Teatro da Politécnica até 3 Dezembro
3ª a 5ª às 19h00 | 6ª às 21h00 | Sáb às 16h00 e 21h00


UMA ESTRANHA (…) mas, quando deixa de se estar na proximidade do outro, afinal não se criou uma relação suficientemente forte, dilui-se em nada.
Arne Lygre, Proximidade

 

Proximidade é o falhanço. A crise de Ela. Ela coloca em causa relações, questiona o tempo e relembra o espaço. Os locais onde foi feliz, onde virá a ser… Os momentos que passaram ou que ainda virão. E os outros, serão passado, serão futuro, acabaram ou ainda chegarão? Estaremos sempre juntos ou estaremos sempre sozinhos?


António Simão

Fotografia © Jorge Gonçalves 


HOMEM DA FLOR NA BOCA de Luigi Pirandello  
Com António Simão e Pedro Caeiro  
Direcção de António Simão  

Na Antena 2, a 22 de Novembro de 2022 às 19h00  

Dois estranhos encontram-se numa estação de comboio, a meio da noite. No princípio, as suas preocupações parecem as preocupações banais do quotidiano, mas à medida que os dois se vão conhecendo melhor, o assunto passa a ser a vida, a morte e o próprio sentido da existência.  

HOMEM DA FLOR NA BOCA Deixe-me falar! Se a morte, meu amigo, fosse como um daqueles insectos esquisitos, repugnantes, que pousam em cima de nós, sem darmos por isso… O senhor vai a passar pela rua; outro transeunte de repente, fá-lo parar, e com toda a cautela, com dois dedos estendidos, diz-lhe: – “perdoe, dá-me licença? Vossa excelência tem a morte em cima de si” E, com tais dois dedos estendidos, pega-lhe e atira com ela para longe… Seria magnífico! Mas a morte não é como um desses insetos repugnantes.  

Luigi Pirandello, Homem da Flor na Boca 

Fotografia © Jorge Gonçalves 



TACO A TACO de Kieran Hurley e Gary McNair Tradução Eduardo Calheiros Com Marco Mendonça e Tiago Dinis Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves (com a colaboração dos alunos do 12º I de Realização Plástica do Espectáculo da Escola Artística António Arroio) Luz Pedro Domingos Som André Pires Direcção técnica Diana Santos Assistente Inês Pereira e Manuel Petiz Encenação Pedro Carraca M12

 

Em Alverca, no Teatro-Estúdio Ildefonso Valério a 25 e 26 de Novembro 
6ª e Sáb às 21h00

RESERVAS | 926941164 ou publico.teiv@gmail.com 

 

MAX  Daqui por uma hora este duelo de luta livre, tornar-se-á, tipo, uma cena real.
Kieran Hurley e Gary McNair,Taco a Taco

 

O recreio é o ringue onde vítimas e bullies se degladiam diariamente. Agora o combate final! Ouve-se o sino, e começa o espectáculo!
Uma peça hilariante, sob a forma de um combate de wrestling, sobre violência e masculinidade e a forma como estes conceitos se inscrevem no desenvolvimento humano.

Fotografia © Jorge Gonçalves 



COMO SOBREVIVER A UM ACONTECIMENTO de Miguel Graça, Urso Pardo Com David Esteves, Madalena Almeida, Miguel Graça e Pedro Caeiro Cenário Rui Casares Figurinos Mia Lourenço Apoio Musical Tomás Alves Desenho de Luz Daniel Worm d’Assumpção Registo Audiovisual e Fotografia Bruno Bernardo Apoio à comunicação Raquel Ferradosa Produção Cláudia Teixeira Encenação Miguel Graça Uma produção Urso Pardo Apoio Fundação GDA, Fundação Calouste Gulbenkian, Escola Profissional de Teatro de Cascais M16 

No Teatro da Politécnica de 8 a 17 de Dezembro 
3ª a 5ª às 19h00 | 6ª às 21h00 | Sáb às 16h00 e 21h00

RESERVAS | 961960281 ou bilheteira@artistasunidos.pt

Um homem está em casa a dormir quando lhe batem à porta de madrugada. É um estafeta com uma encomenda de pizza que ele não pediu. A situação repete-se no dia seguinte, e depois continua durante meses. Há dias em que os estafetas vêm várias vezes na mesma noite, há semanas que se passam em que não vem ninguém. 

Como Sobreviver a um Acontecimento é uma reflexão metafórica sobre a nossa posição no mundo de hoje, onde somos constantemente bombardeados por informações e acontecimentos que nos levam a aceitar a banalidade do quotidiano como aceitável.

Fotografia © Bruno Bernardo 

 

Assinaturas Livrinhos de Teatro 2023

 

Vamos publicar mais 10 volumes em 2023. Não quer assinar? São 55 euros.

Enviamos quatro remessas durante o ano. Mas, se preferir, pode levantar os seus livros no Teatro da Politécnica, oferecemos-lhe 1 bilhete para qualquer espectáculo dos Artistas Unidos no Teatro da Politécnica  desse ano.

 

Para mais informações: asimao@artistasunidos.pt 

A SAIR EM 2023

 

FEVEREIRO
Nº 164 – Alex Cassal – Trilogia do Fim do Mundo
Nº 165 – Noël Coward –Present Laughter / Hay Fever

 

ABRIL
Nº 166 – Enis Maci – Wunder
Nº 167 – Roland Dubbillard – Andorinhas Ingénuas

 

SETEMBRO
Nº 168 – Pau Miró – Um Tiro na Cabeça / Eva contra Eva / Uma História
Nº 169 – Jardiel Poncela – Quatro Corações com travão e marcha atrás / Um Marido de Ida e Volta
Nº 170 – Eugene O´Neill – Rumo a Cardiff Zona de Guerra / Longa viagem de volta para casa / Luar sobre o Caribe

 

NOVEMBRO
Nº 171 – Kieran Hurley – Mouthpiece Heads UP / Beats
Nº 172 – Ruby Thomas – Animal Kingdom
Nº 173 – Enda Walsh – Medicine

Sem comentários:

Enviar um comentário