segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Entramos nas últimas semanas de A VERTIGEM DOS ANIMAIS ANTES DO ABATE de Dimítris Dimitriádis. E da exposição do Xana. No Teatro da Politécnica só até 28 de Outubro. Daqui a dias partimos para a Guarda com JARDIM ZOOLÓGICO DE VIDRO de Tennessee Williams. E é boa altura para assinar os Livrinhos de Teatro 2018: 10 livros = 50 euros, não é? E dentro em breve OS MORTOS NÃO BEBEM CHÁ um epectáculo da Cena Múltipla a partir de Daniil Harms.


A VERTIGEM DOS ANIMAIS ANTES DO ABATE de Dimítris Dimitriádis Tradução José António Costa Ideias Com João MeirelesInês PereiraAmérico SilvaVânia RodriguesAndré LoubetPedro BaptistaPedro CarracaJoão Pedro Mamede e Nuno Gonçalo Rodrigues Cenografia e Figurinos Rita Lopes AlvesLuz Pedro Domingos Assistência de Encenação Nuno Gonçalo Rodrigues e Isabel Muñoz Cardoso Encenação Jorge Silva Melo M12
 
No Teatro da Politécnica de 13 de Setembro a 28 de Outubro
3ª e 4ª às 19h00 | 5ª e 6ª às 21h00 | Sáb. às 16h00 e às 21h00

Milítsa Já te disse – não somos boas para nada – sempre inquietas, sempre vazias – suplicamos, queixamo-nos – não somos feitas para nada, só para o mal – fomos nós que destruímos o Paraíso.

Dimítris Dimitriádis, A Vertigem dos Animais Antes do Abate

Tudo cai, tudo está a ruir, a morte anda por aí neste texto seminal de um grande poeta de Salónica, Grécia. Riso, gritos, paixões, lágrimas, abraços, esperma. “O nosso dever”, diz Dimitriádis, "é voltar a fazer entrar personagens nos palcos que Beckett esvaziou para sempre”. Pois, paradoxal, vertiginoso.

Fotografia © Jorge Gonçalves


Labirinto X001 é o titulo da instalação artística de XANA com utilização de diversos aparelhos electrónicos e objectos industriais.

A estrutura da instalação será realizada com cerca de 1200 caixas contentoras de plástico, numa organização modular que surge na sequência da construção do Arco do Triunfo, Barcelona (2009) e das Assembleias realizadas na Fundação Gulbenkian e  Museu do Chiado - MNAC (2012). 

Esta nova "arquitectura" estabelece corredores múltiplos, com percursos opcionais, envolvendo o público numa vivência multisensorial, onde surgirão diversas surpresas, algumas sonoras.
Este será o primeiro de uma série de “labirintos”, a construir, tendo como tema os três valores que Xana tem vindo a discorrer: Amor, Liberdade e Sabedoria.

No Teatro da Politécnica de 13 de Setembro a 28 de Outubro
3ª a 6ª das 17h00 | Sáb. das 15h00 até ao final do espectáculo

 LABIRINTO  X001, paisagem artificial num diagrama habitável,
com sons, cores, padrões (e até palavras)  até que o lugar fique estranho
ou como diria Fernando Pessoa: tentaremos a metafisica dos chocolates.
Com muitas caixas de pandora e fios de Ariadne.
Com liberdade livre para construir… perder-se,  ou encontrar o Minotauro?
Amar para transcender, imaginar para prosseguir, preparados para lutar ou dançar.
Passeamos em todos os sonhos do mundo como numa confeitaria

Xana,  2017

Fotografia © Jorge Gonçalves


JARDIM ZOOLÓGICO DE VIDRO de Tennessee Williams Tradução José Miguel Silva Com Isabel Munoz CardosoJoão Pedro MamedeGuilherme Gomes e Vânia Rodrigues Cenografia e Figurinos Rita Lopes Alves Luz Pedro Domingos Coordenação Técnica João Chicó Produção João Meireles Assistência de Encenação António Simão Encenação Jorge Silva Melo

Na Guarda, no Teatro Municipal da Guarda a 4 de Novembro
No Teatro da Politécnica de 8 a 18 de Novembro

4ª às 19h00 | 5ª e 6ª às 21h00 | Sáb. às 16h00 e às 21h00

Em Estarreja, no Cine-Teatro de Estarreja a 2 de Dezembro
Em Ponte de Lima, no Teatro Diogo Bernardes a 8 de Dezembro

TOM Hoje em dia o mundo é atravessado por relâmpagos que o iluminam! Apaga as velas, Laura - e adeus...
Tennessee Williams, Jardim Zoológico de Vidro

Derrotados, sim, abandonados, sem hipótese, deixados para trás, com a electricidade cortada e contas por pagar, vencidos: mas estes são os invencíveis, esses sonhadores que Tennessee Williams cantou.

Jorge Silva Melo

Fotografias © Jorge Gonçalves 


ASSINATURAS LIVRINHOS DE TEATRO 2018
Vamos continuar com os Livrinhos de Teatro. Em 2018, queremos editar 10 volumes. Enviaremos 3 a 4 remessas durante o ano. Sem portes de correio. Mas, se preferir levantar os seus livros no Teatro da Politécnica, oferecemos-lhe 1 bilhete para qualquer espectáculo dos Artistas Unidos no Teatro da Politécnica em 2018.
Quanto tem de pagar? 50 euros no acto da assinatura.
Por cheque para Rua Campo de Ourique, 120 – 1250-062 Lisboa ou por transferência bancária IBAN PT50 0007 0018 00257 880006 19

JANEIRO
Nº 111 – Claudio Tolcachir – A Omissão da Família Coleman/ Terceiro Corpo
Nº 112 – Daniel Veronese – Mulheres Sonharam Cavalos/ De Carro
Nº 113 – Matías Del Federico – Em Terapia/ Somos Childfree
Nº 114 – Owen McCafferty – Sem Alarde

MARÇO
Nº 115 – Marguerite Duras – O Teatro da Amante Inglesa

SETEMBRO
Nº 116 – Dimítris Dimitriádis –  A Circularidade do Quadrado

Nº 117 – Jean Cocteau – Os Pais Terríveis/ A Águia das Duas Cabeças

NOVEMBRO
Nº 118 – Juan Mayorga – O Cartógrafo

Nº 119 – título a indicar
Nº 120 – título a indicar

Informações: abento@artistasunidos.pt.


OS MORTOS NÃO BEBEM CHÁ de Daniil Harms Com Beatriz Soares, Carina Henriques, Diana Lima, Francisca Silva, João Pinto, Leonor Vilar, Ricardo Jacob e Sofia Almeida Cenário e Figurinos Catarina Pé Curto com os intérpretes Voz Pedro d’Orey Luz Francis Seleck Fotografia Catarina Pé Curto Encenação Francis Seleck Produção Cena Múltipla – Associação Cultural O Mundo do Espectáculo Apoio Câmara Municipal de Almada

No Teatro da Politécnica a 3 e 4 de Novembro

6ª às 21h00 | Sáb. às 16h00 e às 21h00

Impotentes perante uma realidade que as procura destruir e precipitadas num mundo às avessas, as personagens vivem o seu extraordinário quotidiano sem sentido, retidas numa armadilha que põe à mostra os lados mais secretos da consciência humana.

Numa sucessão de pequenas histórias absurdas, surrealistas, recheadas de humor negro, tragicamente cómicas e próximas do “non-sense”, o pequeno mundo de Daniil Harms atravessa situações sem saída, perturbado por uma inesperada razão louca, em luta contra o sentido, numa sensação de pesadelo iminente que se torna realidade.

Fotografia © Catarina Pé Curto 




Sem comentários:

Enviar um comentário